A hidratação caseira feita com banana foi a primeira que constatei a eficiência. Ôh! bichinha boa, viu? Quando o meu cabelo está meio borocochô, opaco e desidratado, é para a banana que eu apelo.
A banana é um hidratante natural para o cabelo por ser composta de 75% de água. Ela é uma ótima opção para cabelos ressecados e danificados por também conter óleos naturais que impermeabilizam os fios.
Como não gosto muito de usar pente para desembaraçar meu cabelo (uso apenas os dedos), eu sempre amasso e peneiro bem a banana para que ela não deixe pedacinhos nos fios, sabe?
Depois de amassada, ela fica parecendo um creme. Daí eu misturo com algum óleo vegetal, normalmente uso o de coco ou oliva, e passo no cabelo. Gosto de deixar agir por uns 40 minutos e pronto, é só enxaguar bem.
Na maioria das vezes, eu não uso condicionador depois do enxágue, porque amo o efeito que a hidratação deixa nos fios e sinto que ele neutraliza isso, então: você decide!
Esse é o momento que você diz: Eca! e eu digo: Adoroooo!
Pontas ressecadas e quebradiças? Seus problemas acabaram. Esse dupla faz milagre (coloco algum creme de hidratação só para dar consistência à mistura), pode acreditar. Comecei a usar esse hidratação depois de descolorir assassinamente (existe essa palavra?) o meu cabelo.
Mas e o cheiro? Nada que um generoso enxágue e um bom condicionador não resolva.
Dica das leitoras: Peneire a gema! O cheiro característico do ovo é devido a película que envolve a mesma. (problema resolvido!)
Use esse dupla toda semana e comprove o resultado.
Colocar mel nas hidratações caseiras é apenas uma das forma de utilizá-lo.
Além de proporcionar brilho aos cabelos, ele é um umectante natural, ou seja, tem a capacidade de atrair umidade. O mel também proporciona um bem maravilhoso para o couro cabeludo pelas suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.
Quando eu quero deixar o meu cabelo macio, hidratado e com brilho, corro para os braços do mel. O bichinho é tão bom que dá conta do recado sozinho, se eu passar apenas ele, o resultado já é maravilhoso! Mas para eu conseguir distribui-lo melhor nos fios, misturo com qualquer creme de hidratação .
Você tem uma hidratação boa, mas quer deixar ela melhor ainda? Esse pozinho faz milagre.
O amido de milho é bastante indicado para potencializar a hidratação dos fios e amenizar a oleosidade. O ideal é que ela seja aplicada por cima da sua máscara hidratante, para selar os fios e ajudar o produto a agir melhor.
O efeito da maisena, por si só, é nenhum, mas junto ao creme de hidratação é que a coisa fica boa.
Misture algumas colheres de maisena com água e aqueça até que se forme uma massa pastosa. Aplique a pasta no cabelo (por cima da máscara de hidratação) ainda morna e deixe agir por 30 minutos.
O cabelo fica mais encorpado, sabe? Não sei se é magiá, mas sei que eu gosto do resultado.
Está com o cabelo quebradiço, mas não vai encarar o ovo? Abraça o iogurte natural.
O iogurte é um ótimo reconstrutor capilar (composto por 25% de proteína), sendo bastante indicado também para quem quer amenizar o frizz, obter maciez e reter a hidratação.
O resultado é tão bom quanto o da reconstrução com a gema do ovo. Eu adiciono o óleo de coco por ele agir na estrutura interna do fio e, por isso, para mim, ele é o óleo vegetal mais indicado para qualquer reconstrução capilar.
Gostou das dicas? Qual hidratação caseira seu cabelo ama?
Um xêro!