terça-feira, 28 de junho de 2016

Blogdalouse-Beterraba

Beterraba diminui a pressão e previne câncer


A beterraba é uma raiz que traz diversos benefícios para a saúde, como:
  • Diminuir a pressão alta, por conter nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos;
  • Aumentar o rendimento do treino, pois relaxa os vasos sanguíneos e permite que mais nutrientes cheguem aos músculos;
  • Fortalecer o sistema imune, por ser rica em zinco;
  • Ajudar a prevenir e combater anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B;
  • Manter a saúde dos músculos, por conter potássio e cálcio;
  • Proteger o sistema nervoso, por ser rica em vitamina B1 e B2;
  • Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina C;
  • Controlar o colesterol e proteger o coração, por ser rica em fibras;
  • Prevenir câncer, por ser rica no antioxidante betalaína;
  • Manter a saúde dos olhos e prevenir catarata, por ser rica em vitamina A;
  • Prevenir problemas no fígado e nos pulmões, devido à presença de vitamina C e betalaína.

Blo0gdalouse- Benefícios da alface

Benefícios da Alface







Nutrientes da Alface:
A alface é um alimento muito nutritivo.
A alface é uma fonte de vitaminas importantes para o organismo, é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina C e vitamina K. Contém ainda fibras, betacaroteno, pectina, lactucina, ferro, cálcio, potássio, magnésio e sódio.

Alface vs Dieta de emagrecimento:
A alface é um excelente alimento para quem faz dietas de emagrecimento pois é nutritiva e pouco calórica (veja aqui as calorias da alface).
Outra vantagem da alface para os regimes de emagrecimento é que a alface faz aumentar a sensação de saciedade fazendo com que você coma menos (por causa das fibras).

10 Benefícios da alface para a saúde:
  1. Ajuda a combater a insónia. 
  2. Ajuda a prevenir e a combater a anemia.
  3. Ajuda a melhorar os níveis de colesterol
  4. Ajuda a fortalecer as vias respiratórias.
  5. Ajuda a combater resfriados (estados gripais).
  6. Tem propriedades analgésicas e acalma dores musculares.
  7. Regula os níveis de açúcar no sangue (excelente para diabéticos).
  8. Ajuda a combater problemas de flatulência | Ajuda contra prisão de ventre.
  9. Ajuda a combater o envelhecimento celular | Auxilia no combate aos radicais livres.
  10. Alimento muito nutritivo e com poucas calorias (excelente alimento para dietas de emagrecimento).

Fibras que Ajudam o Intestino a Trabalhar

A alface, como a maior parte dos vegetais folhosos, é rica em fibras, que melhoram o trânsito intestinal. Uma dessas fibras é a pectina, uma fibra solúvel considerada poderosa. Ela forma um gel que, quando em contato com a água do bolo alimentar, permite que a glicose seja liberada mais lentamente, evitando picos elevados na glicemia do sangue. Isso é bom não só para prevenir e controlar diabetes do tipo 2, mas também para impedir a sensação de satisfação rápida e superficial causada pelo açúcar — que sempre termina em mais ansiedade.

Calmante Natural

A alface tem propriedade calmante, sendo capaz de tratar casos de insônia. A hortaliça ajuda as pessoas a ter um sono reparador e a controlar os acessos de histeria. Aconselha-se consumir alface à noite para dormir melhor, principalmente quando seu suco é adicionado a uma bebida quente que contenha mel.

Tipos de Alface

Os valores nutricionais dos diversos tipos de alface são bastante parecidos. Conheça os tipos existentes e as principais diferenças:
Alface Crespa: rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
Alface Roxa: contém mais antocianina que as alfaces comuns e um teor também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.
Alface Lisa: é a mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave.
Alface Mimosa: possui folhas com a borda bastante entrecortada, parecendo dedos de uma mão; está entre as alfaces mais delicadas.
Alface Romana: possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em saladas como a salada Ceasar e lanches.
Alface Americana: possui cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas. Bastante usada em lanches.

Conservação

A alface é uma hortaliça que estraga rápido. Fora da geladeira, deve ser mantida com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco plástico aberto, em local bem fresco por até um dia. Quando conservada em geladeira, deve ser mantida em saco plástico ou em uma vasilha de aberto, em local bem fresco por até um dia. Quando conservada em geladeira, deve ser mantida em saco plástico ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas de acordo com a necessidade de consumo.

Blogdalouse-Como utilizar o "alho"

Como utilizar o alho para :

proteger o coração

Para proteger o coração, deve-se dar preferência à utilização de alho fresco, que pode ser adicionado como tempero de preparações culinárias, colocado na água ou tomado na forma de chá.

Água de Alho

Para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho amassado em 100 ml de água e deixar a mistura descansar durante toda a noite. Essa água deve ser consumida em jejum para que ajude a limpar o intestino e reduzir o colesterol.

Chá de alho

O chá deve ser feito com 1 dente de alho para cada 100 a 200 ml de água. Deve-se adicionar o alho picado ou amassado em água fervente por 5 a 10 minutos, retirar do fogo e beber morno. Para melhorar o sabor, pode-se adicionar raspas de gengibre, gotas de limão e 1 colher de mel ao chá.

Receita de Pão de Alho

Ingredientes
  • 1 colher de sopa de manteiga amolecida sem sal
  • 1 colher de sopa de maionese light
  • 1 colher de café de pasta de alho ou alho in natura bem picado ou amassado
  • 1 colher de café de salsinha picadinha
  • 1 pitada de sal
Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes até virar uma pasta, espalhar nos pães e embalar em papel alumínio antes de levar ao forno médio por 10 minutos. Retirar o papel alumínio e deixar por mais 5 a 10 minutos, para dourar o pão.



Blogdalouse-Propriedade das plantas-Alho

Alho

Os 18 Benefícios do Alho para Saúde

Alho é considerado como um super alimento porque tem imensas virtudes curativas, proporciona importantes benefícios para a saúde. O alho é um alimento saudável, rico em nutrientes (vitaminas, sais minerais e aminoácidos) que deve fazer parte de uma dieta alimentar equilibrada e saudável. Aqui estão os 18 Benefícios do Alho para Saúde:




1. Um composto no alho chamado ajoene é um antioxidante natural que tem capacidades de anti-coagulação, ajudando assim na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.
2. Ajoene também ajuda a impedir a propagação do câncer de pele, quando aplicada.
3. Os Compostos nos alhos foram mostrados para prevenir o Câncer da Próstata.
4. Alho pode proteger contra o câncer do cólon , protegendo as células do cólon de toxinas que inibir o crescimento de células cancerígenas. O Selênio e a Vitamina C encontrado no alho, também são conhecidos por proteger contra o câncer de cólon.
5. investigações sugere que o alho pode diminuir os fatores que podem provocar úlceras e câncer do estômago .
6. A pesquisa mostrou que cozinhar o alho com carne, reduz substâncias químicas cancerígenas em carne cozida que se acredita estar ligado ao câncer de mama em mulheres que comem carne.
7. em estudos, A alicina no alho foi mostrado que ajuda a promover a Perda de Peso.
8. A alicina no alho foi mostrado para reduzir a Pressão Arterial.
9. O alho tem sido aprovado em reduzir o colesterol LDL (ruim)e aumentar o colesterol HDL(bom).
10. alho pode reduzir os efeitos carcinogênicos da exposição ao amianto.
11. O Alho combate os radicais livres.
12. Reduzir a inflamação e dor no corpo, tornando-se benéfica para as pessoas com osteoartrite e artrite reumatóide.
13. Prevenção de gripes e resfriados: Devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas, bem como o seu conteúdo de Vitamina C, o alho é um poderoso agente contra o resfriado comum, bem como a gripe.
14. O alho combate os germes que causam a tuberculose.
15. Um componente no alho chamado dialil dissulfeto foi mostrado que pode matar as células da leucemia.
16. O Alho é uma boa fonte de Vitamina B6.
17. Foi mostrado que pode ser um agente anti-fúngica, que é eficaz para o tratamento de infecções fúngicas, tais como: a vaginite, e o pé de atleta.
18. Alho foi demonstrado que pode proteger de diabetes e complicações, tais como retinopatia, doença renal, doença cardiovascular, e neuropatia.

Blogdalouse-Propriedade das plantas-Agrão

Propriedade das plantas- Agrião









sado como alimento desde a existência humana, o agrião vem sendo cultivado há milhares de anos e é muito consumido na forma de salada. Com um sabor peculiar e levemente picante, este alimento é riquíssimo em vitaminas e benefícios para a saúde. Também conhecido como agrião do brejo, agrião da europa e cardomo dos rios, a planta de nome científicoNasturtium officinale, além de alimento, serve como erva medicinal.

Benefícios e propriedades

O agrião possui propriedades expectorante, adstringente, descongestionante, digestiva, fortificante, tônica, depurativa, cicatrizante, antitérmica, anti-icterícia, anti-inflamatória, estimulante, diurética e excitante.
A planta pode ser usada para auxiliar no tratamento de algumas doenças como gota, reumatismo, artrite, gripe, tosse, bronquite, amenorreia, asma, anemia, caspa, falta de apetite, colite, diabetes, dor de dente, distúrbios digestivos, febre, dispepsia, acne, icterícia, uremia, tuberculose, sífilis, vermes, pedras nos rins, inchaço das glândulas, cistite e debilidades do coração e dos nervos.
Rica em vitamina A, seu consumo é excelente para os olhos, a pele, os ossos e os dentes. Além disso, age como um fortalecedor da imunidade por ser rico em vitamina C. Esta, além disso, ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele e diminui a má formação de células que podem tornar-se cancerígenas, pois esta é um excelente antioxidante natural. A dose indicada semanalmente para que sejam aproveitados todos os seus benefícios é de pelo menos 100 gramas de agrião duas vezes na semana.

Como consumir?

Além de seus benefícios poderem ser aproveitados com o consumo na forma de verdura, pode ser feito também um suco com suas folhas e uma receita antimuco, entre diversas outras formas de aproveitamento. As partes que devem ser utilizadas são as folhas e os seus caules.

Como preparar o suco?

Em um liquidificador, adicione dois ramos de agrião e um copo de suco de laranja. Bata até triturar bem as folhas e desligue. Consuma sem coar três vezes ao dia, sempre entre as refeições. Esse suco é eficaz no tratamento de tosse, bronquite e asma.

Receita de suco antimuco

Em um recipiente, coloque 200 ml de leite quente e adicione 5 folhas de agrião com os talos picadas. Macere com o auxílio de um pilão ou com o cabo de uma colher e coe em seguida. Adoce com duas colheres de sopa de mel e consuma ainda morno.
Essa receita ajudará a melhorar a respiração e descongestionar as vias respiratórias.

Contraindicações e efeitos colaterais

O agrião pode provocar aborto, irritações no estômago e em vias urinárias. O alimento é contraindicado para consumo em qualquer forma para gestantes em início de gravidez.

Blogdalouse-Propriedade das plantas-Cenoura

Propriedade das Plantas -Cenoura









Combate anemias, problemas do fígado e retenção de líquidos consumindo este vegetal cheio de benefícios| Imagem: Reprodução
A cenoura é um dos vegetais mais consumidos, devido à sua digestibilidade e pelas muitas propriedades benéficas à saúde que apresenta. A cenoura também é uma forma muito versátil e deliciosa de ingerir nutrientes importantes, já que pode ser usada em saladas, cozida em diversos pratos, em sucos naturais e até em receitas doces, como bolo, pães, entre outras!
Seu consumo se torna essencial ao desenvolvimento de crianças e também aos adultos, pois fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e conta com inúmeros nutrientes importantes.

O que é que a cenoura tem?

Rica em betacaroteno, substância que ativa a melanina, é muito consumida no verão por quem deseja ficar bronzeada, mas o betacaroteno presente na cenoura, assim como as vitaminas, tem efeito antioxidante, portanto, retarda o envelhecimento das células e, especialmente, da pele, mantendo-a longe das rugas e linhas de expressão por mais tempo!
Ela é rica em vitaminas A, B e C, açúcares simples, que são diretamente assimiláveis, ferro, cobre, cálcio, fósforo, sódio, zinco, iodo, bromo e manganês.

Benefícios para nossa saúde

Por conta das propriedades e substâncias presentes nesse vegetal, ele previne certas doenças eficazmente, além de ajudar a tratar a pele e fortalecer o organismo de maneira geral. Veja alguns dos benefícios que o consumo da cenoura pode trazer para nossa saúde:
  • As vitaminas A, B e C, agem estimulando o sistema nervoso e das nossas defesas orgânicas, prevenindo doenças. Beneficia os olhos, pele, cabelos, ossos e as mucosas;
  • A cenoura é laxativa e diurética, regula o funcionamento do intestino, ajudando a cicatrizar e desinfectando a mucosa intestinal e estomacal e evita a retenção de líquidos, o que é excelente para evitar desconfortos e aumento de peso.
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Os sais minerais presentes na cenoura são muito importantes à nossa saúde, como o iodo, que estimula a glândula tireoide, que é a responsável pelos processos de crescimento, nutrição, estimula o cérebro e equilibra o funcionamento de outras glândulas;
  • A cenoura funciona como tônico e favorece a hemoglobina, que transporta o oxigênio no sangue;
  • Também estimula a cicatrização;
Alguns problemas de saúde podem ser amenizados com o seu consumo:
  • Anemia ,  problemas de crescimento e convalescença e astenia;
  • problemas de fígado;
  • acidez estomacal;
  • sinusitetosse e catarro nasal; etc.
Como na maioria dos casos dos vegetais e legumes, o consumo da cenoura torna-se otimizado se ela estiver crua, mas, se for cozida ainda possui substâncias benéficas à saúde, não devendo ser menosprezada dessa forma.

Blogdalouse-Propriedade das plantas-O que fazer com as folhas de rabanete?

O que fazer com as folhas de rabanete?

O Rabanete, Raphanus sativus, é uma raiz tuberosa originária do Mediterrâneo, da família Brassicaceae mesma da couve, couve-flor e brócoli.
Muito consumida no oriente, essa hortaliça vem ganhando seu espaço na américa do sul. Uma planta rica em vitamina C, fósforo e fibras pode ser consumida das folhas à raiz.
Saladas, sopas, omeletes e recheios de tortas podem ser feitos com rabanetes.
Postamos algumas receitas para  utilização das folhas dessa hortaliça:
I) SOPA DE FOLHAS DE RABANETE
(Livremente adaptado da revista Saveurs)
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes:
  • 1 ramo de folhas de rabanete (com os talos mais finos; descarte os mais grossos, que são muito fibrosos)
  • 1/2 cebola
  • 1 batata pequena
  • 1 dente de alho
  • 500ml de caldo de legumes
  • 150g iogurte integral
  • 2 colh. (sopa) azeite
  • sal
  • pimenta-do-reino
Preparo:
  1. Lave muito bem as folhas de rabanete, tendo o cuidado de remover toda a terra e sujeira. Corte a batata em cubos, pique o alho e a cebola.
  2. Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola até começar a dourar levemente. Junte as folhas de rabanete e uma pitada de sal e cozinhe até que as folhas murchem um pouco.
  3. Adicione a batata, o caldo e leve à fervura. Abaixe o fogo e deixe ferver por 15 ou 20 minutos.
  4. Bata num liqüidificador (com cuidado, aos pouquinhos, pois líquidos quentes explodem) e volte à panela para reaquecer. Acerte o sal e a pimenta. Distribua nas tigelas e despeje uma colherada gorda de iogurte no centro de cada uma. Polvilhe mais um pouco de pimenta e sirva quente ou fria.
(fonte: http://www.lacucinetta.com.br/2009/01/comprou-rabanete-ganhou-sopa-de-folha.html)
II)  SALADA DE FOLHAS DE RABANETE FRESCOS
Ingredientes

  • 1 cebola ralada no ralador (em rodelas)
  • 1/2 pimentão ralado (em rodelas)
  • 2 tomates fatiados e cortados no meio
  • sal a gosto
  • tempero pronto para salada a gosto
  • azeite de oliva
  • rabanete
Preparo:
Lave os rabanetes e separe o buldo das folhas caso tenham vingado o nascimento do buldo.Rale a cebola e lave as rodelas finamente fatiadas em água corrente. Fatie o pimentão no ralador,lave em água corrente e retire o excesso da água.
Fatie os tomates. Misture as folhas de rabanete,a cebola fatiada,o tomate,o pimentão. Pode adicionar o próprio rabanete na salada. Tempere a salada com o sal,ajinomoto e o azeite de oliva, sirva em seguida ou deixe gelando na geladeira até o momento de servir a salada.
Obs.: as folhas de rabanetes mais verdes e tenras são as mais apropriadas, folhas mais velhas e com nervuras maiores são mais fibrosas e consequentemente mais duras.
(fonte: http://tvg.globo.com/receitas/salada-de-folhas-de-rabanete-frescos-4d50e6d452e0b252bc008bb1)
III) Omelete de folhas de rabanete
Ingredientes:
1 maço de folhas de rabanete
2 ovos ligeiramente batidos
Tempero a gosto
Azeite de oliva
(fonte: http://cybercook.terra.com.br/omolete-de-folhas-de-rabanete-na-comunidade.html?codigo=48046)
Lave bem as folhas do rabanete e refogue-as no azeite. Tempere a gosto. Derrame por cima os ovos batidos. Sirva em seguida.

Blogdalouse-Propriedade das plantas- Rabanete

Rabanete
Com um gostinho apimentado, o rabanete é um vegetal apreciado há tempos na culinária mundial. Prova disso é que os gregos e romanos o consumiam com mel e vinagre e que ele é mencionado em livros chineses que datam de 2.700 a.C.







14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades
Veremos agora como o rabanete pode ajudar a saúde e boa forma. Os benefícios do rabanete são surpreendente.

1 – Combate ao câncer

O rabanete possui um composto chamado isotiocianato que já foi apontado como uma substância eficiente no combate de alguns tipos de câncer.
Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Jawaharlal Nehru, na Índia, fizeram um experimento em que várias partes do vegetal foram testadas em células cancerígenas de seres humanos. A conclusão dos cientistas foi que componentes tanto da raiz quanto do bulbo do rabanete afetam essas células, o que pode contribuir para a sua destruição.

2 – Perda de peso

Para quem deseja restringir as calorias de sua dieta para perder peso, o rabanete é uma ótima aquisição para os cardápios das refeições. Como vimos no início do texto, além de ser pobre em calorias, ele fornece diversos nutrientes que o corpo precisa para funcionar direitinho.
Além disso, o vegetal é fonte de fibras, que promovem a sensação de saciedade ao organismo e ajudam a controlar o apetite e, por consequência, a diminuir a ingestão de calorias. Ele ainda possui um índice glicêmico considerado baixo, o que significa que sua digestão é mais demorada e que ele não causa picos e quedas bruscas na taxa de glicose no sangue, o que geralmente estimula a fome e também é vantajoso para pessoas que sofrem de diabetes.

3 – Ajuda no tratamento da icterícia

A icterícia é causada pelo acúmulo de bilirrubina no corpo, uma substância amarelada formada através da morte dos glóbulos vermelhos do sangue e produzida na bile. Podemos dizer que um dos benefícios do rabanete é ajudar no tratamento da doença por conta de sua ação desintoxicante que purifica o sangue e elimina toxinas e resíduos desnecessários.
Com isso, ela remove a bilirrubina, mantendo seus níveis sob controle, e diminui a quantidade de glóbulos vermelhos que são destruídos no organismo. 

4 – Auxílio a problemas urinários

Outro dos benefícios do rabanete é que ele possui efeito diurético, ou seja, estimula a liberação de urina, o que é ótima para quem sofre com dificuldades para fazer xixi. Ele também cura a inflamação e a sensação de queimação que pode surgir na hora de urinar.

5 – Saúde cardiovascular

O rabanete possui antocianinas em sua composição, substâncias com ação antioxidante que já foram associadas à diminuição do surgimento de doenças cardiovasculares. Além disso, o seu consumo está associado a redução da homocisteína, uma substância que aumenta o risco do desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

6 – Faz bem ao funcionamento do intestino

Por ser rico em fibras, o vegetal melhora o volume dos movimentos intestinais, o que traz alívio quanto aos sintomas da prisão de ventre. Outro benefício do rabanete nesse sentido é que ele combate o intestino solto.
Além disso, o alimento estimula a produção da bile, um fluido produzido no fígado que participa do processo de digestão de gorduras e absorção de nutrientes e ajuda a proteger o fígado e a vesícula biliar.

7 – Sistema respiratório

O rabanete combate a congestão do sistema respiratório, o que reduz problemas como a irritação do nariz, pulmões e traqueia em decorrência de alergias, resfriados e infecções. Por ser fonte de vitaminas, ele ainda auxilia o sistema respiratório na proteção contra futuras infecções.
Ele também colabora com a eliminação do excesso de muco e alivia dores na garganta.

8 – Pressão arterial

O alimento é fonte de potássio, um nutriente que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que diminui a circulação sanguínea e, por consequência, a pressão arterial. O rabanete também é fonte de nitratos, que são convertidos em óxido nítrico no organismo e dilatam os vasos sanguíneos e diminuem as chances de que haja formação de coágulo no sangue.

9 – Pele saudável

O vegetal possui um alto teor de água, o que ajuda a manter a hidratação da pele. Vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo e zinco também fazem bem à saúde da pele e estão presentes no rabanete.

10 – Tratamento da febre

Um dos benefícios do rabanete está ligado à febre. É que ele consegue abaixar a temperatura corporal e alivia as inflamações que acompanham a febre. Uma dica de remédio caseiro com o rabanete para tratar o problema é preparar um suco a partir dele e misturar com sal preto.

11 – Trata mordidas de insetos

O rabanete tem ação antipruriginosa, ou seja, combate a coceira em excesso que pode ser causada por mordidas de insetos. O suco preparado a partir do alimento ainda ajuda a reduzir a dor e o inchaço e traz suavidade à região do corpo que foi afetada.

12 – Sistema imunológico

Ele é fonte de vitamina C, um nutriente que estimula a eficiência do sistema imunológico ao fornecer antioxidantes e estimular a produção de glóbulos brancos que são importantes para o mecanismo de defesa do corpo contra problemas que vão desde resfriados até o câncer.

13 – Saúde do fígado e da vesícula biliar

O consumo regular de rabanetes protege o fígado e a vesícula biliar contra o aparecimento de úlceras e infecções. O alimento ainda é visto como fundamental no tratamento da esteatose hepática, uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura dentro das células do fígado e, graças ao seu sabor picante, aumenta a secreção da bile no fígado.
A bile é um componente líquido produzido no interior do fígaro que é responsável pela digestão de gorduras e absorção de nutrientes oriundos dos alimentos consumidos.

14 – Ganho de massa muscular

O rabanete é uma boa opção de vegetal para acompanhar uma refeição que visa o ganho de massa muscular por ser fonte de proteínas, um elemento essencial para a construção e reparação dos músculos.
Além disso, o vegetal também pode ajudar no fornecimento de energia para o treino, por se tratar de uma boa fonte de carboidratos, já que possui um baixo índice glicêmico.