quinta-feira, 21 de julho de 2016

Blogdalouse-Caatinga de Mulata

Caatinga de Mulata

Chá da planta catinga de mulata

catinga de mulata (Tanacetum vulgare) também é conhecida como erva de São Marcos, tanaceto, tasneira e atanásia. É uma erva medicinal facilmente encontrada na América do Sul, Europa e América do Norte, caracterizada por um arbusto de pequeno porte e com flores amarelas (beirando o dourado), que costumam  florescer no verão, formando uma camada densa de flores; já suas folhas são de coloração verde-escura, com aroma forte e folículos dentados. Seu talo é robusto e tem cerca de 60 a 90 cm de altura. Um de seus usos mais comuns é pelo candomblé, que utiliza a erva para o preparo de loções e águas de cheiro que protegem contra os maus fluidos. Aparentemente, é uma erva normal, contudo, a catinga de mulata produz um chá muito poderoso, que é frequentemente utilizado pela medicina alternativa, devido a seus benefícios.
Chá da planta catinga de mulata
Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios da catinga de mulata

  • É usada, principalmente, como vermicida. Pois a catinga de mulata é extremamente tóxica a vermes intestinais.
  • Ajuda as mulheres na regularização da incômoda menstruação.
  • Combate problemas “comuns” como taquicardia e epilepsia.
  • Ajuda no tratamento da asma, da gota, do histerismo, do reumatismo, da aerofagia, da bronquite e da dismenorréia.
  • Ameniza dores musculares, articulares e reumáticas.
  • Diminui as flatulências.
  • Trata problemas menstruais e nos rins.
Esses benefícios são para quem bebe o chá de catinga de mulata, mas a erva também pode ser utilizada em problemas externos e apresenta ótimos resultados. Alguns desses problemas externos são feridas, furúnculos, psoríase e os temidos piolhos. Só é preciso aplicar o azeite desta planta sobre a área lesionada.

Para Que Serve

As folhas da planta são fortes aliadas ao combate de dores musculares e é um forte cicatrizante. Mas ela vem sendo utilizada cada vez mais em forma de chá, mesmo sendo indicada especificamente para uso externo e tendo melhores resultados. Já se notam resultados após a utilização do chá de catinga de mulata para combater piolhos e vermes, principalmente em crianças. Os usos englobam:
Vermes – A planta é um forte vermicida, pois tem poder tóxico que extermina vermes intestinais.
Reumatismo – Das folhas da catinga de mulata se extrai o azeite poderoso que auxilia o combate das dores reumáticas, devendo ser utilizado de forma externa sobre os locais afetados.
Piolhos – Devido a sua toxina eliminada, ela é um forte aliado no combate de insetos em geral, principalmente os piolhos.
Regularização do ciclo menstrual – O chá de catinga de mulata auxilia na regularização do ciclo menstrual da mulher, minimizando também os sintomas da tensão pré-menstrual.
Problema nos Rins – Forte aliado no combate de pedra nos rins devido ao seu forte poder antioxidante. .
Taquicardia e epilepsia – Seu chá atua no controle da epilepsia e auxilia na diminuição da taquicardia.
Furúnculos – É recomendada a utilização de forma externa para o combate de furúnculos e qualquer outra ferida. A planta tem forte poder cicatrizante e atua na melhora de feridas no geral.
Asma – A sua infusão é indicada para o controle de asma e bronquite, aliviando os sintomas respiratórios.
Como fazer o chá de catinga de mulata
chá é de fácil preparo: coloque um litro de água no forno, quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione duas colheres (de sopa) da erva catinga de mulata. Tampe o recipiente da mistura e deixe abafado por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coe e espere esfriar. Só adoce se preferir e se não estiver de regime. A dosagem correta é de duas a três xícaras do chá durante o dia.

Cuidado

Quanto às contraindicações, a chá não deve ser tomado por gestantes, pois é um pouco tóxico e pode vir a ocasionar em um indesejado aborto espontâneo – e em mulheres em fase de amamentação também não é recomendado. Além disso, o uso de altas doses pode ocasionar em diversos problemas, que vão do vômito até convulsões.

O ideal mesmo é consultar um médico antes de qualquer tratamento, mesmo os naturais.

Blogdalouse-Os benefícios da alcachofra e seu chá

Os benefícios da alcachofra e seu chá

Apesar de ter origem européia, a alcachofra é uma planta cultivada no mundo todo e muito apreciada devido às suas propriedades medicinais. Essa iguaria exótica é produzida no Brasil em larga escala nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, com o seu plantio sendo feito, geralmente, no outono e colheita realizada na primavera. A alcachofra pode ser consumida de várias maneiras, como em forma dechá, cozida ou até mesmo em cápsulas, sendo que dessa última forma é recomendado tomar duas cápsulas três vezes ao dia sempre após as refeições (2 pela manhã, 2 à tarde e 2 à noite). Com grandes poderes medicinais, a planta adquiriu boa fama entre os médicos que costumam receitar medicamentos naturais, principalmente no trato de doenças hepáticas. É possível encontrar na alcachofra grandes quantidades de vitaminas A, B, C, e minerais como o cobre, enxofre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, zinco e manganês.

Benefícios e propriedades da Alcachofra

  • Atua como um tônico digestivo;
  • É diurética;
  • Estomáquica;
  • Ajuda na cura de doenças do fígado;
  • É laxativa, sem irritar a mucosa dos intestinos;
  • Diminui o mau colesterol;
  • É hipoglicemiante;
  • Depurativa;
  • Previne várias doenças hepáticas;
  • É eficaz no combate às gorduras, por isso é considerada emagrecedora;
  • Auxilia no combate ao endurecimento das artérias e possui efeito antiesclerótico;
  • Suas folhas reduzem a taxa de açúcar no sangue, controlando a diabetes, ahipertensão e a anemia.

Atenção!

– A alcachofra em cápsulas pode ser adquirida em farmácias ou lojas de produtos naturais. Nesses estabelecimentos também é possível encontrar a planta em xarope ou comprimido, consulte o seu médico para saber qual o melhor para o seu caso.
– Não devem consumir a alcachofra em qualquer uma de suas formas as pessoas que têm propensão a alergias ou possuam qualquer obstrução do ducto biliar, grávidas e lactantes, pois pode levar à redução da secreção láctea, indivíduos com problemas na vesícula, hepatite, falência no fígado e câncer hepático.

Chá de alcachofra

Coloque uma colher de sopa de folhas de alcachofra fatiadas em uma xícara de chá com água fervente. Deixe que ferva por mais 5 minutos, desligue o fogo e abafe a bebida por 10 minutos. Coe a infusão e beba uma xícara 2 ou 3 vezes ao dia antes das principais refeições.

Blogdalouse- Para purificar o sangue e bom funcionamento dos rins-"Pata- de- Vaca"

Para purificar o sangue e bom funcionamento dos rins-"Pata -de -Vaca"

Em um recipiente, coloque 1/2 folha de pata- de -vaca e adicione 1 xícara de água fervente.Tampe e deixe em infusão por 5 minutos.Beba 3 vezes ao dia. Diminuí a taxa de açúcar no sangue.

Blogdalouse- Pomada para bursite,tendinite,artrite e reumatismo

Pomada para bursite,tendinite,artrite e reumatismo

Ingredientes:
1 Parte de tintura -mãe de erva-de-são João
1 parte de tintura -mãe de trapoeraba
1 parte de tintura- mãe de cordão de frade
1 parte de tintura -mãe de urtiga dióica
1 parte tintura- mãe de confrei
15 gotas de salicilato de metila
5 partes de lanolina
5 partes de vaselina

Preparo:
Misturar a lanolina(aos poucos)com as 5 tinturas e o salicilato de metila.. Em seguida acrescentar a vaselina.Mexer, até que o conteúdo adquira consistência homogênea.

Como fazer tintura- mãe

Basta misturar três partes de erva com sete de álcool de cereais( de milho ou de uva) ou ainda seis partes o veiculo(álcool de cereais)e uma de água destilada.Para se fazer a tintura,primeiramente, é preciso socar a erva.Em seguida,acrescentar o veículo na preparação descrita acima.Depois, deve-se vedar a solução e colocá-la em um vidro âmbar , em armário, num local escuro. Filtrar após 20 dias.

Blogdalouse- Contra prisão de ventre

Contra prisão de ventre

Ingredientes:
1 colher(sopa) de semente de linhaça
2 ameixas pretas ou 2 figos secos
1 colher (sopa) de farelo de trigo
1 colher(sopa) de mel
1 colher de (sopa) de vinagre de maçã
1/2 pera
1/2 mamão papaia(uma, duas ou estas 3 frutas)

Preparo:
Deixar as ameixas,as sementes de linhaça ou figos de molho em um copo de água(copo de requeijão)durante a noite inteira.De manhã, colocar o conteúdo no liquidificador, com o farelo de trigo, o mel,o vinagre de maçã e as frutas indicadas(pera, maçã ou mamão papaia).Após bater, tomar meio copo da mistura(sem coar),em jejum.