sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Resumo para as Etapas do Diagnóstico Psicopedagógico

I- Entrevista Familiar Exploratória Situacional(e.f.e.s)-Como primeira entrevista, visa a compreensão da queixa nas dimensões da escola e da família, a captação das relações e expectativas familiares centradas na aprendizagem escolar, a expectativa em relação á atuação do terapeuta, a aceitação e o 3engajamento do paciente e de seus pais no processo diagnóstico, a realização do contrato e do enquadramento e o esclarecimento do que é um diagnóstico psicopedagógico;
II-Entrevista de Anamnese-É uma entrevista, com foco específico, visando colher dados significativos sobre a história do sujeito na família,integrando passado,presente e projeções para o futuro, permitindo perceber a inserção deste na sua família e a influência das gerações passadas neste núcleo e no próprio.Na anamnese, são levantados dados das primeiras aprendizagens,evolução geral do sujeito, história clínica, história da família nuclear, história da família materna e paterna e história escolar.
III-Sessões lúdicas centradas na aprendizagem (para criança)-São fundamentais para a compreensão dos processos cognitivos, afetivos e sociais, e sua relação com o Modelo de Aprendizagem do sujeito.Nas brincadeiras ,observa-se a conduta do sujeito como um todo, colocando também um foco sobre o nível pedagógico,e as implicações nos aspectos cognitivos e emocionais ligados aos significados dos conteúdos e ações;
IV-Provas e Testes-Especificam o nível pedagógico, estrutura cogniva e/ou emocional do sujeito.
Exemplos: Caixa Mágica(Piaget),A Descoberta do TICO,teste do APGAR,testes do Vitor Fonseca ,teste do LURI,Teste Horizonte, kit do Piaget,teste TDE, teste de percepções,teste de atividades motoras,material de cartas,teste da boquinha,etc.
V-Síntese diagnóstica-É o momento em que é preciso formular uma única hipótese.a partir da ánalise de todos os dados colhidos no diagnóstico e suas relações de implicância que por sua vez aponta um prognóstico e uma indicação;
VI- Entrevista de devolução-É o momento que marca o encerramento do precesso diagnóstico. É um encontro entre sujeito,terapeuta e família visando relatar os resultados do diagnóstico,analisando todos os aspectos da situação apresentados,segundo de uma síntese integradora e um encaminhamento.

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico

I- Entrevista Familiar Exploratória Situacional (E.F.E.S);
II-Anamnese( entrevista com a família buscando conhecer a história do sujeito);
III- Sessões lúdicas centrada na aprendizagem ( para crianças);
IV-Testagem e provas pedagógicas( especifica o nível pedagógico,estrutura cognitiva e/ou emocional do sujeito);
V- Síntese diagnóstica (Laudo/relatório)- Prognóstico e elaboração do informe psicopedagógico para o sujeito e para a família;
VI- Entrevista de Devolução e Encaminhamento

Técnicas de Coordenação Motora fina

3) PINTURA

.Pintura a dedo;
.Pintura com guache e pincel;
.Pintura com anilina e pincel;
.Com guache branco no pepel preto e vice-versa ( conhecimento físico);
.Com cotonete e álcool no papel laminado;
.Com cotonete e água sanitaria no papel camurça;
.Com cotonete no verso do papel dobradura poroso, em seguida pode-se contornar o desenho que aparece na frente do papel;
.Com cola colorida; com cola com glitter;
.Com cotonete molhado em álcool sobre o papel crepom;
.Molhar o canudo no guache e depois soprar sobre o papel;
.Molar um pouco de papel crepom no álcool e desenhar em folha branca;
.Com pincel e pasta de dente.Pode-se cobrir toda a folha de papel cartão com a pasta e depois desenhar com palito de dente;
.Com tinta aquarela;
.Pintar com tinta vitral em vidros;
.Com tinta plástica na cortiça;
.Realizar também dobraduras, atvidades de alinhavo e bordado, bem como o trabalho com massa de modelar e argila.Trabalhar também com culinária, que além de outros objetivos ajuda no desenvolvimento motor ( desde que a criança realmente tenha a oportunidade de manipular os alimentos e utensílios).

Técnicas para trabalhar a Coordenação Motora Fina

RECORTE E COLAGEM
.Recortar a dedo: jornais,revistas e papéis de diferentes texturas e cores;
.Montar cenas com figuras recortadas pela criança de jornais e revistas;
.Montar cenas colando figuras geométricas recortadas;
. Montar pessoas colando figuras em forma de roupas;
.Fazer colagem com sementes e grãos variados e colo9ridos;
.Fazer colagem seguindo uma sequência de cores apresentada;
.Fazer colagem com palitos de fósforos e ou/ picolé;
.Recortar e colar com propostas, por exemplo: recortar animais e fazer um sítio, recortar e colar as pessoas de sua família, as frutas que você gosta,seus animais de estimação,seus brinquedos preferidos,etc;
.Recortar papel crepom,enrolar bolinhas e colar;
.Colagem com canudos;
.Montar uma cena com barbante em cima do papel de seda;
.Fazer construções com sucatas;
Montar uma cena" desenhando com a cola" e jogando areia ( ou até mesmo borra de café) por cima.Após tirar o excesso pode-se salpicar o desenho com guache;
.Colagem com casca de ovo;
.Colagem e recorte com retalhos de panos;
.Mosaico: colagem de papéis coloridos cortados bem pequenos;
.Recortar jornais e montar sobre papel cartão preto.

SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA

1) Desenho
.Desenhar livremente e depois contar uma história sobre o desenho;
. Desenhar com giz de cera no papel camurça;
.Desenhar a partir de propostas, por exemplo: desenhar o que mais gostou da história, ou da música que acabou de ouvir, desenhar a escola, os amigos, seu fim de semana, sua sala de aula,sua família,etc.
.Desenhar com o giz de cera derretido;
.Desenhar com o giz de3 cera molhado;
.Desenhar uma pessoa e colar os cabelos ( comprar os cabelos em lojas de fantasias) ou fazê-los com lã;
.Desenhar com caneta de retroprojetor em EVA recortadoou em bandejas de isopor;
.Desenhar no verso do papel laminado e depois perfrar com agulha;
.Desenhar sobre a lixa ou em papel sobre uma lixa;
.Desenhar e colar lantejoulas e glitter;
.Desenhar com giz de cera branco numa folha de cartolina branca (o traçado deve ser forte) em seguida cobrir com anilina diluída no álcool;
.Desenhar sobre o papel de seda;
.Desenhar e depois completar com lãs e retalhos de tecidos;
.Desenhar com lápis aquarelável;
.Desenhar com canetinha hidrocor no papel celofane transparentee passar cola branca por cima;
. pintar uma cartolina preta, com giz de cera variados, e fazer um desenho com um prego,espetinho,etc;