sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Blogdalouse:Interpretação do Desenho Infantil

Sobre esse assunto podemos encontrar alguns livros interessantes, o livro “Como interpretar os desenhos das crianças” da pedagoga Nicole Bedard poderá ajudar a compreender melhor os desenhos das crianças e assim poder conhecê-las melhor.
O Livro “A Criança e sua Arte” de Viktor Lowenfeld, afirma que ao observarmos os desenhos da criança, é possível notar uma evolução lógica, com características semelhantes em idades próximas.
Já no livro “O Desenho Infantil” de Georges-Henri Luquet Luquet nos diz que um desenho é a obra da criança, produto e manifestação da sua atividade criadora, e que o exercício dessa atividade e de criatividade e consequentemente, é acompanhado de um grande prazer.

Cabe ainda destacar o livro “O Professor da Pré-escola” – vol 1de Monique Deheinzelin , que nos alerta para o principal objetivo do ensino-aprendizagem do desenho na escola: o de favorecer o percurso criador dos alunos, privilegiando os processos de realização do desenho e não apenas o seu produto final.
Só se aprende a desenhar, desenhando. O ato de criar proporciona o pensamento independente, a flexibilidade, a criatividade, traduzindo na criança sentimentos, que podem ser entendido como alegria, felicidade, desabafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário