ARIADNE TEIXEIRA
EDNA SILVA
HUDENIZIA ALVES IBERNON
IVETE RAMOS DE MEDEIROS
JOANA D”ÁRC PEREIRA
LOUSE MARILANE P.COSTA
NEULANDA TRINDADE
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA
ORIENTADO PELA PROFª ACECY VALENTE
MANAUS-AM
2005
1º) QUAL TEM SIDO O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS?
R: O papel do ensino de história na formação dos alunos, eram descontextualizados, baseados na memorização e na repetição oral dos textos escritos. Os materiais didáticos eram escassos, restringindo-se à fala do professor e aos poucos livros didáticos compostos segundo o modelo dos catecismos com perguntas e respostas, facilitando as argüições. Reduzia-se, “a saber”, repetir as lições recebidas.
2º) QUAL DEVE SER O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO?
R: Analisar o passado e refletir no presente, considerando as expectativas e os conflitos do mundo atual, que requerem, a formação de múltiplas identidades para a constituição de diferença, semelhança, transformação e permanência, para o aluno dimensionar o EU, o OUTRO e o NÓS no presente e na relação PRESENTE, PASSADO e FUTURO, construindo princípios de identidade.
3º) QUAL TEM SIDO A PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ? É POSSÍVEL APREENDER ATRAVÉS DE PROPOSTAS O ENSINO DE HISTÓRIA?
R: A proposta para o ensino de história é o conteúdo arrumado hierarquicamente, mas sem respeitar a faixa etária do aluno. Não sendo possível apreender através dessa proposta, porque vinham com um roteiro, uma forma organizada. Ensinava a relação de um bairro, mas não as suas transformações.
4º) O QUE ENSINAR DE CONTEÚDOS DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS?
R: Os conteúdos propostos estão constituídos, a partir do cotidiano da criança
(o seu tempo e espaço).
5º) QUAIS OS CONTEÚDOS NO PCN-HISTÓRIA PARA CADA CICLO? QUAIS AS IDÉIAS QUE ESTÃO FUNDAMENTANDO A ESCOLHA DESSES CONTEÚDOS?
R: No primeiro Ciclo devemos perceber a história, e vivencia-la através de fontes documentais, fotografias, mapas, filmes, depoimentos, etc. É através da realidade do aluno e de sua história local, iniciando seus estudos históricos no presente, mediante a identificação das diferenças e das semelhanças existentes entre eles, suas famílias e as pessoas que trabalham na escola com os dados do presente, a proposta é que desenvolvam estudos do passado, identificando mudanças e permanências nas organizações familiares e educacionais.
Contudo no segundo Ciclo abordam diferentes histórias que compõem as relações estabelecidas entre a coletividade local e outras coletividades de outros tempos e espaços, contemplando diálogos entre presente e passado e os espaços locais, nacionais e mundiais. Dando ênfase aos estudos comparativos, as permanências e as transformações das vivências humanas no tempo, e em um mesmo espaço.
O terceiro ciclo é constituído, a partir da história do cotidiano da criança ( o seu tempo e o seu espaço), integrado a um contexto mais amplo, que inclui os contextos históricos. É proposto o eixo temático História das relações sociais, da cultura e do trabalho. No entanto no quarto Ciclo, o conteúdo a ser trabalhado, é a História das representações e das relações de poder.
As idéias que estão fundamentando esses conteúdos são os conhecimentos históricos significativos para os alunos, como saber escolar e social, que contribuem para que eles reflitam sobre as vivências e as produções humanas, materializadas no seu espaço de convívio direto e nas organizações das sociedades de tempos e espaços diferentes, reconhecendo-as como decorrentes de contradições e de regularidades históricas.
6º) PORQUE ENSINAR HISTÓRIA AOS ALUNOS? PORQUE O ESTUDO DE HISTÓRIA FAZ PARTE DO CURRÍCULO? QUE ALUNOS QUEREMOS FORMAR? E NO QUE O ESTUDO DA HISTÓRIA CONTRIBUI PARA ESSA FORMAÇÃO?
R: Para que eles possam refletir e compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas.
O estudo da Historia faz parte do currículo, para que houvesse mudanças do currículo real para o currículo formal, instituindo uma nova concepção de escola e de currículo, sublinhando o seu caráter social, destacando a compreensão de que as diretrizes e práticas envolvidas na educação são intrinsecamente éticas e políticas, favorecendo o desenvolvimento de uma abordagem crítica das questões educacionais.
Queremos formar alunos críticos e reflexivos, que possam romper com a História que só privilegia fatos passados, considerando a possibilidade de problematização da historicidade presente, a partir da realidade vivida. Procurando acompanhar as mudanças e historicamente, mas também a permanência de um ensino ligado ao passado, naquilo em que se apresenta estereotipado e limitador, ligando o passado ao presente.
O estudo de História contribui para essa formação, porque envolve a reflexão sobre a atuação do indivíduo, em suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades e sua participação no coletivo.
7º) QUANTO Á PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO PCN, O QUE É IMPORTANTE CONSIDERAR?
R: É importante considerar, a leitura de tempos diferentes no tempo presente em um determinado espaço. A leitura desse mesmo espaço em tempos passados, a predominância das Histórias Sociais e Culturais, as questões políticas e econômicas e realizações de trabalhos concretos, tais como: Fazer maquetes, visitar museus, assistir a filmes, comparar fatos e épocas, coordenar conhecimentos, históricos e possibilitar estudos críticos e reflexivos, expondo as permanências, as mudanças, diferenças e semelhanças das vivências coletivas.
8º) O QUE REPRESENTA A ESCOLHA METODOLÓGICA PARA ENSINAR CONTEÚDOS DE HISTÓRIA NAS SÉRIS INICIAIS?
R: Representa construir o currículo ao longo do processo, partindo de vivências do grupo (professor e aluno), sem deixar de considerar o conhecimento historicamente constituído. Visando atender um público ligado a um presenteísmo intenso, voltado para idéias de mudanças constantes do novo cotidiano tecnológico.
9º) QUAL A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM HOJE?
R: A importância da aprendizagem de história na formação do jovem hoje é criar situações de aprendizagens escolares, instigando-os a estabelecer relações entre o presente e o passado específico e o geral, as ações coletivas e individuais e aos interesses específicos de grupos e aos acordos coletivos e as particularidades e os contextos, etc.
10º) Quais são as grandes questões sociais do mundo de hoje?
R: São: A violência, o analfabetismo, a prostituição, desigualdade social, pobreza, fome, questões econômicas, desemprego, discriminação, e abuso sexual, etc.
11º) COMO ESSAS QUESTÕES DEVERIAM SER TRABALHADAS NAS AULAS DE HISTÓRIA?
R: Com aulas expositivas, através da vivência e realidade do aluno, com meios comparativos e levando os alunos a se conscientizar, criticar e refletir sobre os fatos passados, relacionando-os com fatos presentes.
12º) AS GRANDES QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DEVEM SER ABORDADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA? EXPLIQUE.
R: Sim. Pois dará como contribuição específica ao desenvolvimento dos alunos como sujeitos conscientes, com capacidade de entender a História como conhecimento, experiência e pratica de cidadania.
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