sábado, 7 de novembro de 2009

INCLUSÃO DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA

FACULDADE MARTHA FALCÃO

CURSO DE PEDAGOGIA










INCLUSÃO DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR









LOUSE MARILANE POROCA COSTA

















MANAUS

2006



INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA

FACULDADE MARTHA FALCÃO






LOUSE MARILANE POROCA COSTA





INCLUSÃO DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR




                Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Faculdade Martha Falcão, Como requisito para a obtenção do título de Graduação.

















MANAUS

2006



LOUSE MARILANE POROCA COSTA



INCLUSÃO DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR



                Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Faculdade Martha Falcão, Como requisito para a obtenção do título de Graduação.


Aprovada em 29 de julho de 2006

BANCA EXAMINADORA




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MANAUS

2006

DEDICATÓRIA


              A meu esposo e filhos pelas horas de ausência, dedicados Aos meus estudos, e pelas preocupações causadas, e pelo estimulo que me ofereceram. Dedico-lhes essa conquista com amor e gratidão.

AGRADECIMENTOS







A Deus em primeiro lugar que fez com que trilhássemos esse caminho para que pudéssemos descobrir que quando queremos, somos capazes de tudo. A ele, pela proteção e ajuda, a nossa eterna gratidão;

A nossa Coordenadora do Curso de Pedagogia Maria de Lourdes Hawatt, pela paciência, motivação e apóio dispensado.

A Professora Patrícia Trevisan, que proporcionou a oportunidade para que elaborássemos um trabalho de enriquecimento individual e profissional, nesta primeira etapa de nossa vida acadêmica;

Aos (as) professores e em especial as professoras Ana Gláucia, Acecy Valente, Sonia Peixoto, Bernadete Alves, Talma Riker e Professor Robson, que com paciência e carinho sempre nos acolheram, e souberam nos encaminhar nos estudos e que durante todo o curso transmitiram a cada um de nós, sementes de conhecimento;

Ao Waldir Costa, meu esposo, que sempre me apoiou nos momentos mais difíceis;

A meus pais (in memória) que, mesmo com todas as dificuldades e limitações não pouparam esforços para me educar e oferecer condições necessárias para que eu estudasse;

Aos colegas de turma, pela compreensão e por sempre me darem forças no decorrer do curso;

Aos meus colegas da Instituição e em especial a Ivana Carolina e Nazaré da Silva e Silva, pelo apóio, estímulo, paciência e incentivo;

E a Faculdade Martha Falcão, pela oportunidade.



                “O deficiente auditivo é uma pessoa. Com direitos. Existe, sente, pensa e cria. Tem limitações, porém deve-se buscar no seu potencial o que lhe é peculiar. Pois ele não ouve, mas pode escrever uma poesia, não é um aluno com grande conhecimento intelectual, mas tem uma aprendizagem adequada para o seu desenvolvimento, pode falhar no rendimento normal, mas se sobressai em outras atividades”.

                SASSAKI, 1997















QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS



  1. Vocês acham que os professores estão preparados para trabalhar com alunos surdos?Por quê?

  1. À parte de infra - estrutura está adequada para lidar com esses alunos?

  1. Qual a facilidades desses alunos ao serem inseridos na universidade junto com os alunos ouvintes? E por quê?

  1. Qual o tipo de Universidade que vocês desejam? E por quê?

  1. Há retornos das aprendizagens aplicadas? E os professores lhes proporcionam atenção adequada? Como ele (a), lhes proporciona essa atenção?










QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES



  1. O que é para você educador, a inclusão dos surdos no ensino regular?

  1. Você acredita na inclusão desses alunos em universidades? O que pode melhorar, ou o que está faltando?

  1. Trabalhando com alunos surdos, você faz algum tipo de adaptação, ou plano especial?

  1. Como é feito o seu planejamento, quando recebe educandos com necessidades educacionais especiais?

  1. São-lhes dados alguns suportes para lidar com os casos de inclusão? Quais são? E como você enquanto educador avalia esse suporte?









REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



    ADORNO, Thedor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.


    ARANHA, M.S.F. Inclusão Social e Municipalização, in: Novas Diretrizes da Educação Especial. São Paulo: Secretaria Estadual de Educação, p.12-17, 2001.



    Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988/ obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Márcia Vaz dos Santos e Lívia Céspedes.-31.Ed. -São Paulo: Saraiva, 2003.



    CASTRO Adriano Monteiro de. Educação Especial: do querer ao fazer/...{et al.}; Organizadores: Maria Luiza Sprovieri, m Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baunel. - São Paulo: Avercamp/2003.



    CARNEIRO, Moaci Alves Carneiro. LDB Fácil: leitura Crítico-Compeensiva: artigo a artigo. Petrópolis, Rj: Vozes, 1998.



    FANTINEL, P.F. & HAUTRIVE. Contribuições da Abordagem Sócio - interacionista para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Modalidade Escrita por alunos Surdos. 19 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2002.



    MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Integração x Inclusão-Educação para Todos. Porto Alegre. ARTEMED, ano 2, Nº5, p. 48-51, mai/jul.1998.



    ____________________________. Educação de qualidade para a inclusão escolar. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v.7, Nº40, p. 44- 48, 1988.



    MENDES, E.G. Raízes Históricas da Educação Inclusiva (Texto produzido para o Seminário sobre Educação Inclusiva. UNESP) - Marília/SP. MIMÉO, 2001.



    SIMÃO, Antoniete. Inclusão: Educação Especial: Educação Essencial. São Paulo: Livro Pronto, 2005.


    SKLIAR, Carlos. A Surdez: Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.



    TRALDI, Maria Cristina. Monografia passo a passo. Campinas, SP: Editora Alínea, 4ª Edição.


    CIPRIANO Carlos Luckesi, Filosofia da Educação, Cortez Editora, São Paulo, 2005, 21ª reimpressão, 183 páginas.




RESUMO: Este trabalho aborda a questão do acesso e permanência dos surdos nas universidades a partir do movimento denominados inclusão, o que implica no redimensionamento de vários aspectos nas universidades e em particular, no investimento da formação docente, visando práticas pedagógicas coerentes com as exigências do atual contexto. Pois a inclusão é algo novo e instiga à discussão de como praticá-la. Pois a inclusão independe da legislação, leva-nos a mudanças na sua estrutura, em sua organização escolar, no currículo e na formação do professor. Nosso principal objetivo é incluir os surdos nas universidades e apresentar mudanças de atitudes, direcionando-as para a sua autonomia, para o uso da língua de sinais e para conscientização de sua identidade cultural e de um fazer pedagógico diferenciado, superando os entraves, e levando-os a se comunicar eficazmente evitando a todo custo a estigmatização da linguagem e oferecendo subsídios para a capacitação dos mesmos no contexto social. E verificando se os professores estão realmente preparados e se tiveram suportes ou recursos, estratégias e metodologias adequadas para receber esses alunos.





ABSTRACT: This work approaches the question of the access and permanence of the deafs in the universities from the movement named enclosure, what implies in the redimensionamento of several aspects in the universities and in private, in the investment of the educational formation, aiming at coherent pedagogical practices with the demands of the present context. Therefore the enclosure is somewhat new and instigates to the argument of as the practice-her. Therefore the enclosure is independent of the legislation, tappet us the changes in his structure, in its school organization, in the curriculum and in the formation of the professor. Ours main objective is going to include the deafs in the universities and present changes of attitudes, directing them for the her autonomy, for the use of the language of signs and for awareness of her cultural identity and of a do pedagogical differentiated, exceeding the obstacles, and leading them to communicate efficiently avoiding to all cost to estigmatização of the language and offering subsidies for the qualification of the mesmos. And verifying itself the professors are really prepared and had supports or resources, strategies and adequate methodologies for receive those students.




PALAVRAS-CHAVE:

Acesso e permanência dos surdos nas universidades, inclusão, formação docente, mudanças nas práticas pedagógicas, legislação, autonomia, identidade cultural, mudanças de atitudes, fazer pedagógico diferenciado, estigmatização da linguagem, preparo dos professores, recursos e suportes adequados.




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