sábado, 7 de novembro de 2009

Relatório de Estágio Supervisionado

Relatório de Estágio Supervisionado II – Nível Educação Básica / Educação Infantil.

      “A aprendizagem é possível somente quando há assimilação ativa. Por isso mesmo, deve-se colocar toda a ênfase na atividade da própria criança”. (Piaget, 1971, 1975).


A escola de educação Infantil “Palhoça do Popeye” está situada na Avenida D. Pedro I n.º 30, no bairro D. Pedro I, próximo da Igreja Católica “Rainha dos Apóstolos”. Foi criada no dia 8 de março de 1981, iniciando suas atividades no dia 8 de março de 1982, com o pré –escolar; do maternal à alfabetização, nos turnos matutino e vespertino.

Surgiu da boa vontade da diretora Nina Áurea Ferreira Neves, em trabalhar com crianças e de suas preocupação em relação à carência de escolas próximas na faixa etária de 02 a 06 anos.

Era uma área encharcada e deserta. Sendo cedida pelo pároco Frei Celestino, duas salas em forma de palhoças no terreno da Igreja “Rainha dos Apóstolos”. E com determinação de que seria uma escola particular com objetivos educacionais.

A escola foi autorizada pelo parecer n.º: 029/CEE/AM de 25/05/1988, tendo como entidade mantenedora a firma individual Nina Áurea Ferreira Neves, registrada na Junta Comercial do Estado do Amazonas com n.º: 04627014/ 0001-90.

A filosofia da escola é desempenhar papel importante na sociedade, tanto em seu aspecto transformador, quanto no criativo, na busca e na promoção de uma nova proposta educacional que complete o homem como sujeito da história e que corresponda a uma ação educativa, considerando a pessoa como sujeito de seu processo desenvolvimento intelectual, afetivo, psicomotor e social, despertando-lhes a consciência do crescimento em todas as dimensões, fundamentando-se num conjunto concreto de atividades para uma população bem caracterizada e a partir de uma base definida, de como se realiza a aprendizagem, no sentido de compreender como o indivíduo aprende, favorecendo e visando uma intensa vivência solidária, pela compreensão e respeito aos direitos pessoais, a organização da comunidade e ao pleno exercício da cidadania, tendo as relações interpessoais pautadas nos valores do amor e da justiça, e embasando-se na teoria sócio - interacionista iniciada por Vigotsky, Wallon e Piaget, defendida pelos piagetianos e atualmente por vários educadores.

Ao contrário das posturas tradicionais, a proposta da referida escola, parte do autoconhecimento e do desenvolvimento emocional do educando, passando pelo conhecimento do mundo, das relações interpessoais, integrando-as ao cognitivo, na situação de aprendizagem diretamente ligada a aquisição dos conteúdos, pretendendo formar indivíduos integrados ao seu contexto sócio - cultural, no qual terá que viver, participar e interagir.

A clientela do bairro tem uma característica de poder aquisitivo médio. E o estabelecimento, apresenta uma estrutura física adequada as necessidades pedagógicas das crianças, em um prédio de alvenaria, com 1 piso, contendo as seguintes dependências e funcionários: 05 salas de aula climatizadas e com banheiros, adaptados com bebedouros elétricos, 01 cantina, 01 sala de direção, 1 sala de coordenação pedagógica, 01 secretaria, 01 brinquedoteca, 01 quadra descoberta, 01 quadra coberta, 01 parquinho de areia, 01 piscina proporcional às faixas etárias das crianças, em tamanho regular. Fazendo parte do corpo docente da escola: 01 pedagoga, 01 diretora, 01 secretária, 01 professor de natação, 01 professora de ginástica, 01 serviço gerais, 02 zeladores (em turnos diferenciados), 01 porteiro, 01 coordenadora pedagógica, 10 professores e 06 auxiliares para os maternais. As reuniões pedagógicas são realizadas na escola quinzenalmente e a dos pais bimestralmente.

A escola propicia às crianças, meios alternativos para o processo ensino-aprendizagem tais como: Tv, aparelho de som, livros didáticos, brinquedos pedagógicos, materiais didáticos, sucatas e área externa.

O funcionamento da escola se dá, nos turnos matutino e vespertino, com o total de 180 crianças divididas em: maternal I – 2 anos, maternal II – 3 anos, I período – 4 anos, II período – 5 anos e alfabetização – 6 anos. O índice de repetência é mínimo e não ocorre evasão escolar.

As crianças são muito receptivas, reúnem-se no pátio externo, rezam, cantam e lhes é repassado o que ocorrerá durante a semana em curso, onde logo em seguida o professor acompanham às crianças, as suas respectivas salas, que são adequadas para a quantidade de alunos, contendo: quadro branco, ar-condicionado, armário de aço com duas portas e ventiladores. Os trabalhos pedagógicos são trabalhados de forma diversificada, ora com atividades de recortes, ora com colagens e pinturas livres de maneira orientada ou independente, visando à fácil assimilação, participação e criatividade da criança, onde ela possa interagir com o processo ensino-aprendizagem, se interar com outras crianças e construir conhecimentos dentro da proposta pedagógica da escola.

O processo avaliativo é de forma contínua, as crianças são observadas em suas praticidades e desempenho nos trabalhos orientados. Os boletins são avaliativos e com conceitos, onde pais e responsáveis assinam os mesmos, nas reuniões bimestrais.

A professora Vânia do II Período, mostrou-se comprometida com a educação, propicia uma vida saudável e de bem estar para as crianças, possibilita a multiplicidade de expressão, estimula a construção da auto-estima e da confiança em si, da autonomia e do desejo de aprender, trabalhando com base nas diferenças individuais e culturais, garantindo igualdade de oportunidades, sem discriminação sexual, racial, ou em relação aos portadores de deficiências, favorecendo a sociabilidade, a amizade, a cooperação e a explicitação de confrontos e conflitos, criando estruturas de intercâmbio, cooperação e trabalho, elaborando uma programação ampla, diferenciada e contínua, tendo como centro, a aprendizagem direta, experimental e ativa da criança, encarando a brincadeira, a fala e os silêncios, a expressão e as práticas das crianças como formas de aprendizagem, contemplando atividades coletivas e individuais, livres e dirigidas, atividades de repouso, recreação e de alimentação. E baseando-se na avaliação regular, sistemática e na observação das crianças em relação à troca, diálogo, compreensão de uma vida, e de um trabalho conjunto num ensino, que possa atingir a qualidade da relação interindividual e num trabalho coletivo.

Fiz meu estágio no II período e observei que na faixa etária dos quatros anos, novos desafios são colocados, já é possível agrupá – las por períodos mais longos para desenvolvermos projetos de brincadeiras ou trabalhos coletivos. E que, planejar, projetar e construir em conjunto é um desafio diário.

A linguagem verbal é uma conquista e a escrita passa a ser experimentada.

O domínio corporal demanda movimentos mais audaciosos e arriscados.

A necessidade de compreender e utilizar-se das regras, pede a organização de jogos e brincadeiras. O faz-de-conta ajuda as crianças à experimentar e a entender os papéis sociais.

A familiaridade com alguns materiais já explorados é um fator de independência e facilita o planejamento e a execução dos trabalhos individuais ou em equipes.

É a fase da imitação, tanto na escrita, quanto na oralidade, pois entenderam que deveriam cobrir com o dedo indicador, a vogal “o” e depois cobrí – la com cola colorida, lógico que, com a orientação, da professora Vânia. Envolveram-se em situações no próprio grupo que permitiam o uso de expressões, que se referiam aos números até 10 e utilizavam as plaquinhas com seus nomes, para reescrevê – las nos trabalhinhos.

O Planejamento é feito coletivamente, onde há discussões para os diversos caminhos a serem seguidos, avaliando – se constantemente as próprias ações e redefinindo os rumos, levando – se em consideração as singularidades das crianças, as características sócio-cultural do grupo, as várias linguagens e as diferentes formas de expressão e os instrumentos e recursos necessários para que as crianças possam vivenciar e (re) inventar nossa sociedade, propondo uma boa organização do tempo e do espaço, possibilitando a mesma compreensão, segurança e interferências nas situações sociais.

O clima institucional é ótimo, pois há interação entre o corpo docente e discente.

Enquanto acadêmica, só tenho a agradecer a Instituição Martha Falcão por me oportunizar meios vivenciais na Educação Infantil, por ser gratificante e me oferecer subsídios, na minha área profissional e enriquecer e aperfeiçoar uma construção no conhecimento como futura pedagoga, que irá observar, anotar e refletir para melhor compreender o que foi vivenciado, para melhor avaliar e planejar o dia seguinte, traçando rumos, trafegando por saberes e comprometendo – se com a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário