sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Blogdalouse: Continuação da Intervenção Cognitiva na Psicopedagogia

A construção do conhecimento( hipóteses,crenças,valores) resulta na maneira que iremos perceber a nós mesmo e nossas relações interpessoais, muitas vezes esta construção, mostra-se disfuncinal.Para uma vida realizadora e saudável resultando em trnstornos psicológicos.
A cognição é comandada pelo cérebro que é uma potência, e esta potência é intelectual.
A psicoterapia Cognitiva corrige erros habituais do pensamento. É utilizada para ajudar pessoas com problemas psicológicos como fobias, pânico, obsessões, dependências e compulsões, bem como problemas psicossomáticos diversos.
Seu uso beneficia igualmente o indivíduo normal do ponto de vista psicológico que esteja temporariamente passando por crises. A Terapia Cognitiva utiliza técnicas diretas e ativas, com o propósito de modificar pensamentos (cognições) e comportamentos inadequados.
Para se realizar uma intervenção cognitiva faz-se um conjunto de encontros, planeja-se como identificar os pensamentos, sentimentos e sensações da criança ou jovem. Uma vez identificados, o estudante é instruído a abordar seus pensamentos e crenças como hipótese a serem testadas, para não redefinir a realidade de modo satisfatório.Aprendendo a exigir de si, o que realmente pode obter, sem se sentir culpado por tudo.Aprendendo a colocar a culpa dos possíveis fracassos também no meio externo.
São estabelecidas sessões cpm " lições de casa" , onde o jovem ou criança fará um diário e como se passou o processo de percepção da realidade desses fatos. E a partir desses dados, identifica-se quais as crenças que o jovem possui, isto associado aos relatos durante as sessões, ao conjunto de percepções demonstradas ou efetivamente ditas pelos jovens.

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