sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Blogdalouse: Intervenção Cognitiva na Psicopedagogia

A Intervenção Cognitiva visa corrigir padrões distorcidos de pensamentos e comportamentos, fazendo com que crianças passem a questionar tais pensamentos e desafia-los.Nós somos responsáveis pelo fato que nos acontece e todos nossos atos são elaborados no nosso penamento. A percepção compõe a minha cognição. O pensar é outra maneira que vem da cognição para você, modificando emoções e comportamentos através do pensamento. As nossas emoções e attudes podem decorrer da forma como interpretamos o mundo, ou seja,das nossas cognições.
Em uma mesma situação as pessoas apresentam diferentes emoções e atitudes, o que determinará, isto é, o pensamento, ou seja, a forma como ela atribui significados ao real. Nossas representações de eventos internos e externos, e não um evento em si, que determinam nossas respostas emocionais e comportamentais.
Por isso, uns tem aversão a elevadorores e outros não.Sendo assim, as nossas cognições disfuncionais, são a causa dos transtornos emocionais, como por exemplo, ansiedade e depressão. Como funciona inicialmente, fazemos um levantamento de todos os seus problemas, em cada área de vida( afetiva, familiar, profissional, etc), buscando resolução de problemas, desenvolvendo flexibilidade cognitiva, promovendo mudanças em seu padrão de pensamento, almejando mudanças em suas emoções e atitudes.Após isso, a terapia irá focalizar seu sistema de esquemas ( superestruturas cognitivas que organizam nossas experiências do real e são organizadas por elas, ao mesmo tempo em que guiavam o foco de nossa atenção) e crenças disfuncionais, promovendo uma reestruturação cognitiva, para aumentar o seu bem estar. A cognição, está na base de todo o comportamento. As cognições, as interpretações, significados e crenças de uma pessoa sobre si mesma, o mundo, o passado, presente e futuro são muito importantes para a compreensão de suas emoções. Seus comportamentos influemciam os aspectos somáticos.Esta hipótese que valoriza o conhecimento e a cultura do indivíduo,( seus valores, suposições e significados atribuidos) distigue de outras abordagens psicológicas.Integramos a visão cognitiva à construtivista, pois as emoções não são frutos apenas de pensamentos e crenças, mas resulta de processos corporas e de uma maneira inteligente dor ser humano adaptar-se a natureza e ao seu contexto sócio-cultural.A intervenção cognitiva fortalece a identidade da pessoa, desenvolve a auto-estima e a valorização do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário