sábado, 13 de agosto de 2011

Blogdalouse:Autismo

AUTISMO

Falha na interação social recíproca

  • Isolamento total, como se estivesse em outro mundo.
  • Passividade diante dos outros, mas sem rejeição da presença.
  • Aceitação do contato, mas não busca o encontro.
  • Contato somente com adultos ou crianças mais velhas.
  • Dificuldade de estar com mais de um ao mesmo tempo.
  • Abordagem do outro na tentativa de interação de modo desastrado e inábil.
  • Estabelecimento espontâneo de contatos sociais, de uma forma particular, ingênua e unilateral.
Dificuldade na comunicação

  • Sem linguagem verbal e não verbal (ou pouca).

  • Fala limitada, com imitações (ecolalias) que podem ser do que o interlocutor acabou de dizer (ecolalia imediata) ou de situações mais distantes (ecolalia remota).

  • Fala um pouco mais adaptada, mas com reprodução de trechos que ouviu que são “colados” (pouca fala produtiva – da própria criança) É comum o uso da terceira pessoa ao invés do “EU”.

  • Abreviação de frases, expressão do estritamente necessário, sendo o contato social e a “troca de ideias” ignorados.
  • A linguagem parece um pouco mais desenvolvida, mas persistem alterações no discurso recíproco, na compreensão da linguagem figurada e entoação estranha, apesar do vocabulário e da gramática intactos.

  • Sem linguagem verbal e não verbal (ou pouca).

  • Fala limitada, com imitações (ecolalias) que podem ser do que o interlocutor acabou de dizer (ecolalia imediata) ou de situações mais distantes (ecolalia remota).

  • Fala um pouco mais adaptada, mas com reprodução de trechos que ouviu que são “colados” (pouca fala produtiva – da própria criança) É comum o uso da terceira pessoa ao invés do “EU”.

  • Abreviação de frases, expressão do estritamente necessário, sendo o contato social e a “troca de ideias” ignorados.

  • A linguagem parece um pouco mais desenvolvida, mas persistem alterações no discurso recíproco, na compreensão da linguagem figurada e entoação estranha, apesar do vocabulário e da gramática intactos.

Comprometimento da imaginação

· Repetição incessante de movimentos, rotina ou de atividades específicas


Reações comportamentais drásticas mediante mudanças como, por exemplo, trocar de lugar um objeto da casa.


· Presença de rituais (Ex: antes de sair de casa tem que...; na hora do banho deve sempre...).


· Mania de perfeição; tudo deve ser simétrico e não pode ficar fora daquele lugar. Gosta de alinhar objetos, colocar e tirar objetos de uma caixa.


· As atividades repetitivas são frequentes, no entanto as reações a mudanças são menos importantes.


· Os jogos do tipo “faz de conta” são ausentes; o que é possível observar é a cópia do jogo de outras crianças.


· Pode reproduzir em jogos situações do dia a dia, mas o faz de conta que introduz elementos novos e criativos ainda é difícil.









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