AUTISMO
Falha na interação social recíproca
- Isolamento total, como se estivesse em outro mundo.
- Passividade diante dos outros, mas sem rejeição da presença.
- Aceitação do contato, mas não busca o encontro.
- Contato somente com adultos ou crianças mais velhas.
- Dificuldade de estar com mais de um ao mesmo tempo.
- Abordagem do outro na tentativa de interação de modo desastrado e inábil.
- Estabelecimento espontâneo de contatos sociais, de uma forma particular, ingênua e unilateral.
- Sem linguagem verbal e não verbal (ou pouca).
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- Fala limitada, com imitações (ecolalias) que podem ser do que o interlocutor acabou de dizer (ecolalia imediata) ou de situações mais distantes (ecolalia remota).
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- Fala um pouco mais adaptada, mas com reprodução de trechos que ouviu que são “colados” (pouca fala produtiva – da própria criança) É comum o uso da terceira pessoa ao invés do “EU”.
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- Abreviação de frases, expressão do estritamente necessário, sendo o contato social e a “troca de ideias” ignorados.
- A linguagem parece um pouco mais desenvolvida, mas persistem alterações no discurso recíproco, na compreensão da linguagem figurada e entoação estranha, apesar do vocabulário e da gramática intactos.
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- Sem linguagem verbal e não verbal (ou pouca).
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- Fala limitada, com imitações (ecolalias) que podem ser do que o interlocutor acabou de dizer (ecolalia imediata) ou de situações mais distantes (ecolalia remota).
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- Fala um pouco mais adaptada, mas com reprodução de trechos que ouviu que são “colados” (pouca fala produtiva – da própria criança) É comum o uso da terceira pessoa ao invés do “EU”.
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- Abreviação de frases, expressão do estritamente necessário, sendo o contato social e a “troca de ideias” ignorados.
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- A linguagem parece um pouco mais desenvolvida, mas persistem alterações no discurso recíproco, na compreensão da linguagem figurada e entoação estranha, apesar do vocabulário e da gramática intactos.
Comprometimento da imaginação
· Repetição incessante de movimentos, rotina ou de atividades específicas
Reações comportamentais drásticas mediante mudanças como, por exemplo, trocar de lugar um objeto da casa.
· Presença de rituais (Ex: antes de sair de casa tem que...; na hora do banho deve sempre...).
· Mania de perfeição; tudo deve ser simétrico e não pode ficar fora daquele lugar. Gosta de alinhar objetos, colocar e tirar objetos de uma caixa.
· As atividades repetitivas são frequentes, no entanto as reações a mudanças são menos importantes.
· Os jogos do tipo “faz de conta” são ausentes; o que é possível observar é a cópia do jogo de outras crianças.
· Pode reproduzir em jogos situações do dia a dia, mas o faz de conta que introduz elementos novos e criativos ainda é difícil.
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