A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA HUMANA
MANAUS-2005
O Planejamento Educacional numa Perspectiva Humana
Numa perspectiva Humanística o planejamento envolve a educação do homem em seu processo evolutivo de crescimento, pessoal, social, cultural e histórico e com os avanços e transformações na natureza ele rompe com os paradigmas no atual contexto, provocando desequilíbrios de ordem social, econômica, histórica, política, pessoal etc...
Nesse mundo a qual humana parte as leis são pertinentes, mas não imutáveis, pois o homem conduz o seu destino mesmo sendo um ser inacabado e em constante construção e numa busca incessante e continua para superar o impossível.
O seu vir a ser, o seu fazer, e o seu querer são incondicionais e independentes do que determinar e natureza. O homem é detentor de seu saber, é um ser reflexivo, pensante e com um querer particular e com livres escolhas, para optar sobre o que há de melhor para si.
Para que seja direcionando no aspecto educacional, deve ser ajudado pelo outro, porém tendo livre escolha, para que seus objetivos sejam alcançados.
A educação deverá estabelecer direções, traçar caminhos, indicar metas e fins e com isso realizar um planejamento educacional a partir de sua realidade vivenciada, planejando sua ação educativa e superando os obstáculos, num fazer e agir necessários ao processo educativo, trabalhando com autonomia, liberdade e dentro de suas possibilidades.
Pois se planejarmos um protótipo de homem, o mesmo seria uma marionete a mercê de outro, sem perspectivas, sem escolhas e podado em seu potencial, sem audetorminação e manipulável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário