sábado, 7 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA HUMANA

LOUSE MARILANE P. COSTA








A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA HUMANA








MANAUS-2005


O Planejamento Educacional numa Perspectiva Humana



Numa perspectiva Humanística o planejamento envolve a educação do homem em seu processo evolutivo de crescimento, pessoal, social, cultural e histórico e com os avanços e transformações na natureza ele rompe com os paradigmas no atual contexto, provocando desequilíbrios de ordem social, econômica, histórica, política, pessoal etc...

Nesse mundo a qual humana parte as leis são pertinentes, mas não imutáveis, pois o homem conduz o seu destino mesmo sendo um ser inacabado e em constante construção e numa busca incessante e continua para superar o impossível.

O seu vir a ser, o seu fazer, e o seu querer são incondicionais e independentes do que determinar e natureza. O homem é detentor de seu saber, é um ser reflexivo, pensante e com um querer particular e com livres escolhas, para optar sobre o que há de melhor para si.

Para que seja direcionando no aspecto educacional, deve ser ajudado pelo outro, porém tendo livre escolha, para que seus objetivos sejam alcançados.

A educação deverá estabelecer direções, traçar caminhos, indicar metas e fins e com isso realizar um planejamento educacional a partir de sua realidade vivenciada, planejando sua ação educativa e superando os obstáculos, num fazer e agir necessários ao processo educativo, trabalhando com autonomia, liberdade e dentro de suas possibilidades.

Pois se planejarmos um protótipo de homem, o mesmo seria uma marionete a mercê de outro, sem perspectivas, sem escolhas e podado em seu potencial, sem audetorminação e manipulável.

Por isso a educação não deve ter por finalidade dirigir exclusivamente a aprendizagem, pois assim, impediria a alunado de tomar decisões e fazer opções pessoais. O planejamento é necessário para que haja evolução no processo ensino aprendizagem, não alienando o homem, orientado – o em busca de novos caminhos, para que surjam inovações, assuma sua independência e compromissos de uma maneira consciente, assumindo atitudes críticas diante das problemáticas sociais, econômicas, políticas e religiosas, partindo do princípio de que planejar a educação é buscar dinamismo, criatividade e libertação, compreendendo o homem em sua totalidade e integrando-o e desenvolvendo-o na sociedade ajustada as suas reais necessidades, valores e desejos de vencer.

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